quarta-feira, 28 de março de 2012

Os símbolos da Páscoa e seus significados

                           OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA E SEUS SIGNIFICADOS

A vela 

Representa a luz de Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso.

Os sinos 

Cantam a alegria da Ressurreição anunciada nos cânticos de Aleluia. Eles anunciam novos tempos, uma vida nova.

O cordeirinho  

Na Páscoa da antiga Lei era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.

O ovo 

É o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e aflorando uma nova vida.

O Coelho  

Por ser um animal que se reproduz de maneira rápida ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo,  se multiplica em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

O trigo e  a uva 

Simbolizam o pão e o vinho. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança Cristo.

O peixe  

O peixe é o mais antigo dos símbolos da Páscoa. Assim como ele devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo.

O Girassol 

O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estar viradas para o Cristo Ressuscitado.


7 comentários:

  1. Na pascoa nos celebramos a morte de Jesus ele foi pregado na cruz e ele morreu e depois foi enfaixado e colocado dentro de uma tumba e de pois ressuscitou no 3 dia e subiu ao céu para jugar os vivos e os mortos.

    aluno: André matias da silva

    sere 4 ano d

    ResponderExcluir
  2. Este texto sobre a páscoa é muito legal, interessante, e também tem alguns símbolos que eu não conhecia como Girassol o Peixe o Trigo E A Uva e o Cordeirinho

    Meu nome é Camille Vitória Organista Morais
    E Leandra e estamos no 4ºano d

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo excelente trabalho de todos alunos,que se empenharam neste estudo,pra mim foi de suma importância,pois estou fazendo um estudo sobre o que significa o trigo na BÍBLIA,abri vários sites e este foi o de melhor compreensão.(gostaria de sugerir que façam mais estudos a respeito da Bíblia,como este,PARABÉNS a todos os envolvidos neste trabalho).

    ResponderExcluir