quinta-feira, 15 de março de 2012

Os principais autores brasileiros das HQ


    Principais escritores brasileiros de historias em quadrinhos.
Ângelo Agostini, italiano radicado no Brasil é  um dos pioneiros das histórias em quadrinhos e criou em  1869, os quadrinhos “As Aventuras de Nhô Quim”, que mostrava a aventura de um mineiro, indo de Minas Gerais para São Paulo. 
E em 1905 J. Carlos e Luiz Sá, criaram a revista Tico-Tico, que  é considerada a primeira revista em quadrinhos no Brasil. Essa revista durou cerça de  57 anos e trazia além das histórias em quadrinhos, atividades para as crianças, como joguinhos e recorte e colagem.
Vitor Civita, foi o primeiro escritor brasileiro a publicar as versões das histórias da Disney, em 1950. Sendo seu primeiro sucesso a história do “Pato Donald”.
Flavio Colin,  é um dos quadrinistas mais originais e reconhecidos do Brasil. Em 1959, estreou uma das mais duradouras revistas em quadrinhos totalmente produzidas no Brasil: As Aventuras do Anjo.
Gedeone Malagola teve grande destaque a partir de 1965 quando criou o primeiro super-herói das revistas em quadrinhos do Brasil: o Capitão 7, que foi seguido de muitos outros como Raio Negro, Targo dentre outros.
Ziraldo criou, em 1960, a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: a Turma do Pererê. Os personagens dessa revista eram um pequeno índio e vários animais que compõem o universo folclórico brasileiro.
Uma de suas obras mais famosas foi Menino Maluquinho criado em 1980, que já vendeu mais de 5 milhões de livros nas escola e devido a esse impacto entrou para o cinema e para a TV.
Mauricio de Sousa é um dos mais famosos cartunistas da atualidade. Criou seu primeiro personagem, o cachorrinho Bidu, em 1959. E em 1970 lançou seu primeiro gibi,  a revista da Mônica. Dois anos depois a revista Cebolinha e, nos anos seguintes,  Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.                        


 





25 comentários:

  1. oi meu nome é danielly tenho 10 anos e estudo na escola fabio ribeiro e aprendi sobre os principais autores das historias em quadrinhos beijos dany.............

    ResponderExcluir
  2. meu nome e´maik eu estudo no fabio ribeiro da cruz eu tenho 9 anos eu tonu quarto ano eu gostei das tirinha 3

    ResponderExcluir
  3. oje eu apredi que o autor Vitor CIVINO QU ELE Escreveu o Pato Donald.

    Dayana.

    ResponderExcluir
  4. Olá Crianças, este texto sobre os nossos autores brasileiros está muito interessante. É muito legal poder estar sempre descobrindo novos conhecimentos. Um abraço. Professora Lucy

    ResponderExcluir
  5. Que sorte a nossa contar com autores tão criativos, pois só assim podemos ler histórias tão interessantes como as do Menino Maluquinho, Mônica, Cascão, dentre outras. Beijos.

    Professora

    ResponderExcluir
  6. Olá crianças está sendo maravilhoso vê como vocês etão escrevendo bonito, tem alguns comentários que estão me deixando emocionada, estou gostando de vê. parabéns! Tenho orgulho de vocês. Beijos e bom final de semana a todos. professora Claudia

    ResponderExcluir
  7. ola meu nome Kézia e tenho 10 anos e estudo na escola Fabio ribeiro da cruz e estudo no 4ªano"C" e eu aprendi que J carlos e Luiz foi considerado a primeira revista tico-tico e do Mauricio de souza e do Ziraldo e dos outros. e minhas amiga é Carina e Danielle e Emanuele e Kelly.

    ResponderExcluir
  8. gosto do de turma da monica,mas estou cansada de só estudar quero mais é twitter.. mas estudar é bom tbm.. ahhh sei la o que quero

    ResponderExcluir
  9. oi prof vc me cohese sou meu piro da silva jubilei jenofrindo
    te pegei onten ta lenbrada

    ResponderExcluir
  10. isso me ajudou hoorrores a professora deu um para casa enorme falando sobre isso

    ResponderExcluir
  11. Legal e bunitu , só copiando.... Hehe :3

    ResponderExcluir
  12. Muito bom. Gostei das ideias e informações.

    ResponderExcluir
  13. É realmente lindo ver o interesse de alguns alunos e é realmente deplorável ver a falta de educação e interesse de alguns alunos,os mesmos alunos que no futuro presente,infelizmente não vão ter conquistado absolutamente nada com essa falta de bom senso,parabéns a todos que se dedicaram a esse blog super incrível e bem desenvolvido.

    ResponderExcluir